-
Arquitetos: ARCHSTUDIO
- Área: 160 m²
-
Fotografias:Xia Zhi, Zhang Lin Han, Wang Ning
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de tijolo cinza em Hutong, do distrito de Dongcheng, Pequim, foi reformada para um casal jovem. Este edifício de tijolos e estrutura em concreto, de dois pavimentos e um subsolo, foi deixado pelo antigo proprietário. A casa localiza-se no exterior de um pequeno Hutong, com outras cinco famílias no interior. Devido à limitação da privacidade dos vizinhos no Hutong, o interior da antiga casa era fechado e escuro.
O propósito do arquiteto foi o de melhorar a estrutura interna com base nas condições do antigo edifício para, assim, formar um novo ambiente luminoso, transparente e limpo no espaço interior, e também para gerar um interessante contraste com relação ao aspecto externo do antigo bloco. Ao enfrentar a situação complexa e trivial, o arquiteto recorreu ao "branco" como cor fundamental, que leva o espaço, mais uma vez, a um estado inicial puro e abstrato; através da demolição e ampliação, gerou-se a sensação de um espaço que flui pelo aproveitamento das luzes que mudam com o passar do dia e das vistas ao exterior.
Parte das lajes originais do edifício foram recortadas, o que fez com que as escadas no projeto representassem feixes de luz que atravessam todos os pavimentos do interior. A luz natural mutante que chega diretamente ao subsolo através da clarabóia, traz vida ao espaço interior fechado. Os degraus de aço de 2 cm e o corrimão de 5 cm de aço perfurado, fazem com que os suportes sejam lisos e transparentes. Ao caminhar sobre a escada, as pessoas podem sentir que caminham no céu. A parede de tijolos aparentes na parte de trás da escada foi mantida mas recebeu uma pintura branca em spray para criar uma micro-comparação entre novo e antigo.
As numerosas estantes incorporadas satisfazem as necessidades do morador masculino, que ama colecionar livros. As portas feitas em uma grelha de madeira, junto à cobertura formam um conjunto virtual encaixado no espaço interior. "Grelhas" se dispersam através de cada pavimento interior, gerando espaços para diversas atividades, desde o consumo de chá, até a hospitalidade, a leitura, e assim sucessivamente. A introdução das grelhas como filtros de vista e iluminação, permitem que o interior seja privado das interferências externas, criando um espaço renovado de paz e tranquilidade.